Depilação A Laser É Definitivo?
O que é a depilação a laser?
A depilação a laser é retirada dos pelos através da fração de luz. Ocorre um aquecimento dérmico preciso, com consequente dano no folículo piloso e degeneração do pelo.
Haverá gradativa diminuição da quantidade e espessura dos pelos no decorrer das sessões.
Como o laser funciona?
No caso de laser para depilação, a energia luminosa é atraída pela melanina contida no pelo e transformada em energia térmica, destruindo o folículo. Esse é o mecanismo de atuação dos principais lasers e luz pulsada. Os equipamentos mais usados são: laser Alexandrite (755nm), Laser Rubi (694nm), o Neodímio yag (1064nm) e o Diodo (810nm).
Esse tipo de depilação pode ser considerado definitivo?
Não, até o momento não existe nenhum tipo de sistema de depilação a laser definitivo, o termo que se usa é depilação temporária ou de longa duração.
Como fica a pele após a primeira sessão?
A pele logo após a aplicação do laser pode apresentar um leve inchaço e uma coloração avermelhada que pode durar até 2 dias. Recomendam-se compressas geladas na região e, se necessário, o médico prescreve corticoide tópico.
Qual a porcentagem de eliminação de pelos da pele na primeira sessão?
Em média 20% de redução dos pelos após cada sessão.
A depilação a laser dói?
A dor pode ser leve a moderada, pois a sensibilidade é individual e muito variável, e há diferença em relação às áreas tratadas do mesmo paciente. Em geral, nas mulheres, a área mais sensível é a virilha e nos homens, a região da barba devido à maior espessura e densidade dos pelos.
Para quais áreas do corpo o laser é mais indicado?
Geralmente nas regiões de atrito, como a virilha, o uso frequente de calças justas inflama o pelo, causando a foliculite, e na maioria das vezes mancha a pele.
Qual o número mínimo de sessões? Por quê?
No mínimo 3 a 6 sessões, pois os pelos estão em fases diferentes de crescimento. Dependendo da fase, o pelo será atingido ou não pelo laser. Com o passar do tempo e das sessões, o tratamento atinge os pelos que estão em uma fase propícia. A coloração da pele, a região do corpo, a quantidade de pelos, distúrbios hormonais – tudo isso influencia no tratamento.
Se o indivíduo possuir poucos pelos, eles podem ser eliminados em uma única sessão?
Não, pois o pelo tem ciclos de crescimento, dificultando assim sua eliminação, mesmo que o paciente apresente poucos pelos.
Quais os cuidados antes e depois da depilação?
Cuidados pré-depilação a laser:
- Não estar bronzeado nas áreas que serão depiladas.
- Evitar métodos depilatórios que removam o folículo piloso, como cera ou pinça.
Cuidados pós-depilação a laser:
- Uso de protetor solar nas áreas expostas que foram depiladas a laser.
- Uso de roupas largas, principalmente se a área depilada for a virilha.
Há contraindicações ou riscos no uso do laser?
Pacientes com pele recentemente bronzeada, pois a melanina da pele está alterada, e durante a gravidez, é solicitado o consentimento do obstetra.
A pele negra corre mais risco em ficar manchada?
Sim. O tratamento a laser nas peles negras deve ser feito com cautela, já que o risco de queimaduras com este aparelho é maior.
Existem aparelhos a laser seguros para pele escura, com pulsos de longa duração. O mais usado é o laser Neodímio Yag (1064nm).
O uso do descolorante pode prejudicar a depilação?
Podemos fazer o laser dos pelos descolorados. Os pelos descolorados devem ser cortados antes da aplicação do laser, pois isso facilita a absorção da energia do laser pelo folículo.
Como é a manutenção?
A manutenção do tratamento deve ser realizada após reaparecimento dos pelos. Isso é muito variável de acordo com a genética de cada um. A manutenção após o tratamento completo é em torno de 2 a 3 meses na região do buço e de 6 a 12 meses nas demais áreas.
Durante o tratamento o indivíduo pode se depilar?
Sim, métodos depilatórios que cortem o pelo, como lâminas e cremes depilatórios. Pode ser feita a raspagem dos pelos na véspera ou até no mesmo dia.
O indivíduo pode tomar sol após a sessão?
Não, o sol pode alterar a melanina da pele, evitando assim possíveis manchas.
Dra. Silvia Karina Kaminsky Jedwab é Médica formada pela UNIFESP com título de especialista em cosmiatria e laser e com curso de pós-graduação pela Universidade de Medicina do ABC. Membro do comitê científico da Sociedade Brasileira de Laser e ministra aulas sobre lasers e dermatologia em congressos médicos nacionais e internacionais.
Comentários