Seguidores

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Quer Saber Mais Sobre A Queratina?

Imagem da Internet




Queratina

Muito se fala sobre QUERATINA, mas o que é? Lendo a matéria iremos compreender melhor porque ela hoje é tão usada na área da cosmética, principalmente usada para tratar os cabelos, porque ela é tão boa para isso?
Veja:

Queratina (do grego kéras que significa chifre) ou ceratina é uma proteína sintetizada por muitos animais para formar diversas estruturas do corpo.


Estrutura

É uma proteína secundária, forma tridimensional de α-hélice (α-queratina) ou de folhas-β-pregueadas (β-queratina), constituídas de cerca de 15 aminoácidos, principalmente de um aminoácido sulfurado denominado cisteína. Essas estruturas ocorrem porque os aminoácidos da queratina interagem entre si através de ligações de hidrogênio e ligações covalentes bissulfito (-S-S-) denominadas ligações cisteídicas.

A queratina é uma proteína fibrosa porque a sua estrutura tridimensional lhe confere características especiais: microfilamentos com resistência, elasticidade e impermeabilidade à água.

Mesmo mortas, as camadas de células queratinizadas detêm os micróbios e impedem a desidratação das células que estão logo abaixo. Isso ocorre porque a queratina é impermeável à água. Além disso, essas células mortas impedem que o atrito prejudique as células vivas servindo-lhes de barreira. É formada de proteína impermeabilizante.


Composição

A Queratina é composta por 19 Aminoácidos:

§ Glicina

§ Alanina

§ Serina

§ Cisteína

§ Tirosina

§ Ácido Aspártico

§ Ácido Glutâmico

§ Arginina

§ Histinina

§ Aspargina

§ Glutamina

§ Prolina

§ Fenilalanina

§ Valina

§ Triptofano

§ Lisina

§ Leucina

§ Isoleucina

§ Metionina

§ Treonina,



Síntese

A queratina é sintetizada em células diferenciadas - queratinócitos - do tecido epitelial (pele) e invaginações da epiderme para a derme ( como os cabelos e unhas ) de animais terrestres. Nas aves, que apresentam origem evolucionária diferente, as células das penas sintetizam filamentos de queratina de estruturas moleculares diferentes denominadas β-queratina. É bidimensional de hélice A com folhas b-pregueadas (queratina B) ou a-pregueadas (queratina A) e é constituída de cerca de 15 aminoácidos, principalmente do aminoácido sulfurado denominado cisteína.



Ocorrência

O objetivo das células queratinizadas é impermeabilizar e proteger o organismo das agressões do meio ambiente, como atrito, sol,chuvas e ventos. Por isso, são encontrados na epiderme e anexos de diversos animais terrestres e aquáticos:

§ Mamíferos: pele, pelos (cabelo), unhas, garras, cascos e cornos (chifres).

§ Porco-espinho: espinhos

§ Baleias: "barbas de baleia" (tiras flexíveis na boca que servem como aparelho filtrador)

§ Aves: penas e bicos

§ Répteis: escamas

§ Peixes: lepidotríquias (os raios e espinhos das barbatanas)

Muitos produtos cosméticos como cremes, xampus e condicionadores possuem queratina na sua composição química. 
E como podemos observar na matéria as camadas de células queratinizadas detêm os micróbios e impedem a desidratação, pois a queratina é impermeável à água e além disso essas células mortas formam uma espécie de filme protetor, pois forma uma barreira protegendo as partes mais internas, onde estão as células vivas.


Fonte de Matéria: Wikipédia

Nenhum comentário: