Décimo Sexto Desafio Blogueiras Unidas - Técnicas Artesanais

Bouquê De Camélias Feito Por Mim
O décimo sexto desafio das Blogueiras Unidas é falar sobre uma técnica artesanal, é um assunto que adoro, pois sou uma pessoa que ama artesanato e a arte de um modo geral, eu aprendi muitas técnicas como o biscuit, flores em meia de seda, reciclagem em papelão e jornal, pintura em tecido com molde vazado, pintura em tela, customização, cestos feitos de corda de sisal.
Escolhi falar do biscuit, pois trabalhei direto com ele por 6 anos, inclusive dando aulas! Eu sou autodidata, aprendi sozinha a maioria dessas artes, comprei livros e revistas e daí fui me desenvolvendo.Assisti muito um programa muito bom que ensinava muitas coisas de artesanato, as amigas devem lembrar do NOTE E ANOTE na record, na época com Ana Maria Braga, pois é, gravei muitas aulas e aprendi muito com esse programa! Pena que não fazem mais programas assim...
Eu vou colocar a história do biscuit que retirei do site da Anna Modugno, vamos ver?

A inspiração do Biscuit provavelmente tem muitas origens, mas uma delas, por certo, veio da Itália. Trabalhos com "pasta di sale", uma mistura de farinha, água e sal são uma tradição naquela parte do continente europeu. São trabalhos delicados que retratam os mais diversos motivos do dia a dia e têm por finalidade enfeitar a mesa.

Em outros países também há trabalhos nesta linha. Nos Estados Unidos são famosos os bonecos de "salt dough", uma tradição muito antiga. São trabalhos bonitos, mas que guardam a fragilidade dos elementos de que são compostos, ou seja, o artesão está limitado à baixa resistência e durabilidade das peças.

O Biscuit nasceu inspirado nestes trabalhos. Havia que se procurar resistência e durabilidade ideais para as peças. Então, ao misturar à massa outros elementos, como a cola por exemplo, conseguiu-se uma consistência duradoura o suficiente para a peça receber pintura e acabamentos que realcem brilhos e outros atributos naturais. Surgia assim o Biscuit, conhecido na Europa e América Latina como Porcelana Fria.

O termo Porcelana Fria em muitas ocasiões confunde pessoas que não conhecem a técnica. Muitos acham que se trata de um trabalho em porcelana tradicional. Realmente algumas peças assumem tal aspecto. Na verdade, a busca pela resistência e durabilidade acabou por encontrar uma denominação que tinha mais a ver com o efeito final do trabalho (parecido com porcelana). O termo fria é justamente para diferenciar dos trabalhos em porcelana tradicional, que necessitam de forno para sua confecção.

Apesar da inspiração européia, a arte da Porcelana Fria ganhou adeptos e grande desenvolvimento apenas na América Latina. Nos países europeus, somente na Inglaterra temos notícias de grupos de artistas que se dedicam a esta técnica. Já é tradicional seus encontros anuais para debates, exposições e premiações.

Do lado das Américas, a Porcelana Fria chegou através da Argentina, onde encontra-se um grande número de seguidores e artistas que se dedicam a ela nos seus mais diversos aspectos. Da Argentina se expandiu para o Chile, Peru e Bolívia.

A Porcelana Fria chegou ao Brasil na década de 80 através dos trabalhos de Anna Modugno, que pesquisava há algum tempo massas alternativas para trabalhos artesanais. Nesta época, a técnica também passou a ser conhecida como Biscuit, um termo do idioma francês que significa porcelana branca. Aqui a inspiração do termo tem muito a ver com a delicadeza e refinamento das peças, características da porcelana branca.

Anna Modugno não só trouxe a técnica do Biscuit para o Brasil como propiciou uma nova abordagem ao tema. Desenvolveu todo um trabalho de aprimoramento e refinamento da técnica artesanal, criou uma linha de produtos e ferramentas específicas, além de publicar livros e revistas com seus trabalhos. Quando o assunto é Biscuit Anna Modugno é referência em todo o Brasil.

O outro lado do Biscuit é o da sua atividade como negócio. Há hoje no Brasil milhares de pessoas que se dedicam a esta arte de forma profissional. São pessoas comuns que desenvolveram nichos de atuação e acabaram por criar um mercado próspero e lucrativo, além de muito criativo é claro. Como diria o poeta: "A arte ensinando a viver !"


http://www.modugno.com.br/Hist_Biscuit.html


Eu comprava muito as revistas Arte em Biscuit da Anna Modugno, eu colecionava! Participei de uma coluna que ela tinha na revista de leitoras que mostravam seu talento, mandei fotos dos meus trabalhos e estes foram publicados na revista de n°22 Ano 4 Maio/Junho de 2003, vejam:
Vou mostrar mais alguns trabalhos meus feitos nesta técnica:
A espanhola e a japonesa idealizadas por mim, fiz o desenho das roupas e modelei-as  à mão, só o rosto eu usei um molde que eu mesma fiz, desmontei a boneca da minha filha pra usar como matriz pra fazer o molde do rosto

A cadeirinha foi feita com papelão paraná, palito de picolé e revestida com biscuit, o cachorrinho feito em biscuit

Tampa de pote com miniaturas feitas à mão

Tampa de pote com miniaturas feitas todas à mão

Luminária para quarto de criança

Abajour para quarto de menina

Arranjos com copos de leite e camélias modelados à mão

Relógio de Parede

A estudante e Jeanne é um gênio

Passo a Passo da Revista Modugno Ateliê Anna Arte e Decoração n°2

Na época eu não tinha todos as ferramentas para trabalhar, então eu fiz os moldes das flores num papel e cortava usando a ponta de uma agulha.
Outras técnicas que já fiz:
Pintura em tela com café

Pintura em tela à óleo
As fotos de meus outros trabalhos não deu pra colocar neste post, mas você pode ver aqui  os trabalhos feitos de reciclagem  em papelão e jornal.Neste outro você poderá ver as minhas pinturas em tela é só clicar aqui e meus outros trabalhos em biscuit você poderá ver aqui.
Eu amo o artesanato, falar sobre ele chega me dá arrepios de tão entusiasmada que fico!Mas infelizmente este não é muito valorizado, então decidi ir para outro ramo que também não deixa de ser uma arte!Eu hoje trabalho com maquiagem social, artística, depilação em geral e artística, penteados, em fim, cuido para realçar a beleza da mulher, essa agilidade do artesanato, de criar e inovar me dá inspiração pro meu trabalho atual, isso vocês podem ver aqui.
Espero que gostem do post, adorei falar sobre esse assunto!
Selinho Feito Para Este Desafio

Beijos da Cris


Comentários

Anônimo disse…
Eu sempre achei lindo esse bouquet...
Unknown disse…
Olá Cris querida, fiquei encantada com tanta beleza, talento e precisão!! Parabéns!!amei os seus trabalhos e a postagem!!Super bjs, Elo
Cristina Almeida disse…
Obrigada Márcia e Elo, eu tbm adorei esse bouquet, pena que só tenho em foto agora, pois fiz para um arranjo de bolo de casamento e a noiva ficou com ele.Quando eu pegava pra fazer uma peça me perdia no tempo e ficava completamente envolvida!E depois de pronta, me sentia realizada!
O artesanato, a arte tem esse poder de nos transportar pra outros universos...
Bjs
quelsfs disse…
Que encanto de bouquet. Parabéns.
Admiro o biscuit, ainda vou aprender a fazer, rs..
Também aprendi sozinha as coisas que faço, igual a você.
Beijinh♥ querida!
Anônimo disse…
Olá, vim retribuir sua visita!
Obrigada por acompanhar meu trabalho!
Tbm já estou te seguindo.

Seu blog é show! Está de parabéns!

Att, Aline.
Cristina Almeida disse…
Oi meninas, Quel e Aline brigadinha pela visita, quando agente gosta muito de uma coisa agente corre atrás pra aprender não é mesmo?Já é um dom que a pessoa tem e é só desenvolver.
Bjs
Oi amiga querida!
Parabéns pela maravilhosa postagem e lindos trabalhos!
Adorei!

Obrigada por participar de nosso desfio!

Tenha uma linda semana!
Beijocas!
Gislaine Soares disse…
Lindos seus trabalhos sou das blogueiras unidas meu n°1375 parabenizo pelo lindos trabalhos e que Deus te abençoe estou te seguindo.Beijinhos
Gislaine Soares disse…
Estou aqui sim pode procurar, eu não te deixaria um recadinho dizendo uma coisa sem ser condizente, voltarei mais vezes otimo dia que Deus te abençoe.
Cristina Almeida disse…
Oi Gislaine, quando te mandei o recadinho, vc não estava aparecendo pra mim, mas agora já te vejo aqui.
Vc será sempre bem vinda querida!
Bjs
Unknown disse…
"A união faz a força e juntas somos mais que vencedoras!"
Bjs e um ótimo feriado de carnaval.
Graça Nunes disse…
"A união faz a força e juntas somos mais que vencedoras!"
Beijos!
Marcia disse…
Cris,

Querida e amada de Deus,
Com muito prazer estou te visitando para participar da proposta da Siglea em "visitas de feriado" às participantes dos 16 desafios "A união faz a força e juntas somos mais que vencedoras!", obrigada por participar desta brincadeira proporcionando-nos alegria, amizade e parceria. Deus te abençoe e te ilumine. bjs carinhosos Márcia parceira número 347 do BU, blog www.luzartes.blogspot.com
Drucila Milian disse…
"A união faz a força e juntas somos mais que vencedoras!"
Amei, estou seguindo, gosto muito de make tbm.
Bjux
Drucila Milian disse…
"A união faz a força e juntas somos mais que vencedoras!"
Amei, estou seguindo, gosto muito de make tbm.
Bjux

Postagens mais visitadas deste blog

Nega Maluca Make Artistic / Fotos

Desde A Última Postagem...