Depilação - História e os Métodos Empregados na Atualidade.



A depilação consiste na extração dos pêlos do corpo definitiva ou temporária.

HISTÓRIA

Há tempos, pessoas em diversas sociedades procuram eliminar o excesso de pêlos e penugens, para fins estéticos e para higiene pessoal.
A história nos revela que em 1500 a.C. os homens já removiam os pêlos com um depilador feito de sangue de diversos animais, gordura de hipopótomo, carcaça de tartaruga e trissulfeto de antimônio.
Os romanos também se referem a composições depilatórias, algumas das quais continham soda cáustica como destacado ingrediente.
Cleópatra tirava seus tão indesejáveis pêlos com faixas de tecidos finos banhados em cera quente.
Embora os depilatórios químicos sejam considerados uma invenção contemporânea, o processo para remoção dos pêlos através de decomposição química surgiu na Antiguidade.Na realidade, durante séculos seu desenvolvimento ficou adormecido e diversas outras alternativas foram introduzidas.
Existem vários tipos de depilação a seguir você verá os principais e mais eficientes.

Depilação Temporária:

1-CERA

Consiste em grudar uma cera especial na pele e puxar retirando assim os pêlos.
Existem dois tipos de cera. A cera fria é a mais prática porém não tão eficaz. A cera quente dá um pouco mais de trabalho porém é o melhor de todos os métodos existentes para retirada de pêlos.
Em ambos os casos os pêlos são retirados pela raiz sendo assim a cada vez que você faz a depilação os pêlos nascem mais fracos e finos, porém essa diminuição só pode ser considerada significativa depois de muitos anos de depilação.

2-CREME DEPILATÓRIO

Consiste num creme com composições químicas que deixa o pêlo mole ficando assim fácil a retirada.
Este é o pior método de depilação, pois os pêlos não são retirados da raiz sendo assim crescem bem mais depressa que os outros métodos e não diminuem os pêlos. É o único método que não há dor na retirada dos pêlos.

3-DEPILADOR ELÉTRICO

Consiste em retirar os pêlos em um aparelho que é formado por diversas pinças metálicas.
Ele retira os pêlos pela raiz e é tão eficaz quanto a cera quente ou a fria. Não irrita tanto a pele como a cera, porém, dói muito.

4-DEPILAÇÃO DEFINITIVA

Quanto à depilação definitiva, os dois únicos processos comprovadamente eficientes são a depilação a laser e a queima do pêlo por um processo denominado ELETRÓLISE.

UMA OBSERVAÇÃO

Se a pessoa tiver muitos pêlos brancos, a depilação a laser não vai funcionar, pois os pêlos brancos são mais resistentes.

FONTE DE MATÉRIA

WIKIPÉDIA

Comentários

Denise Mietlicki disse…
Olá Cristina,estou muito feliz em ter você como seguidora do meu blog,aliás,já sou sua seguidora também,estou muito curiosa com o tema da história da depilação,amei a matéria,seu blog é mto lindo,e super informativo,bjão e uma ótima segunda pra vc!

Postagens mais visitadas deste blog

Nega Maluca Make Artistic / Fotos

Desde A Última Postagem...