Alimentação, Uma Fonte De Beleza


Li um artigo muito interessante na revista: vivabeleza, este abordava o tema à cima :
" Alimentação, uma fonte de beleza ".
Este artigo mostra que as vezes os problemas de pele, unha, cabelo, podem estar relacionados a uma má alimentação.
Segue à baixo alguns tipos de problemas e as soluções para eles:

QUEDA DE CABELO :

Problema - O tempo de vida de um fio é de aproximadamente quatro anos.Após esse período ele cai, dando lugar a um novo.São vários os fatores, porém que podem interromper o ciclo de crescimento e apressar a perda do cabelo: alterações hormonais, uso de medicamentos, stress, anemia, dermatites, manipulações exageradas ( em penteados e escovações ), abuso de química ( tinturas e alisamentos ) e alimentação inadequada.
" A falta de proteínas, vitaminas e minerais, como ferro, é determinante para a saúde capilar ", segundo os médicos.

Solução - Aumentar o consumo de proteínas, tanto de origem vegetal quanto animal. Boas opções são brócolis, couve - flor e ovos, fonte de sulfeto, nutriente importante na formação do cabelo. Vale priorizar, ainda, itens ricos no complexo B, como legumes, verduras, gérmen de trigo, arroz integral, quinua e farelo de aveia.

PELE MUITO OLEOSA

Problema - A oleosidade da pele atinge entre 80% e 90% das mulheres jovens e é causada pela produção exacerbada de sebo pelas glândulas sebáceas. A herança genética é a razão principal desse excesso, que também é acionado por desiquilíbrios nos hormônios, stress, excesso de sol, variações climáticas e maus hábitos à mesa.

Solução - Uma dieta rica em alimentos gordurosos tem sua parcela de responsabilidade. Portanto, é bom evitar gordura de qualidade ruim - as saturadas e as trans -, além de leite e derivados. E mandar ver em alimentos fontes de zinco, como proteínas de origem animal, cereais integrais e sementes de abóbora e de girassol; vitamina A, encontrada em legumes e frutas alaranjadas; vitamina B6, na banana e na aveia; e boas gorduras, como as do azeite de oliva e do abacate.

PELE MUITO RESSECADA

Problema - Está relacionado com a diminuição na produção das glândulas sebáceas e com a deficiência de retenção de água na pele, que acontecem devido ao envelhecimento, por razões genéticas ou ambientais - exemplos são a baixa umidade do ar e condições extremas de frio ou calor. Alguns hábitos também levam a culpa, como banho quente demais ou esfregação constante, que eliminam a camada de óleo que protege a superfície. Mas não é só isso : segundo os médicos, o quadro é piorado pela deficiência de vitaminas A,E e C, e do mineral cobre.

Solução - O caminho é enriquecer o prato com as citadas vitaminas, presentes em brócolis, espinafre, abóbora, batata - doce, beterraba, salsão, tomate, couve, repolho, couve - flor, melancia, maçã, morango, laranja, gérmen de trigo, ovos e manteiga; gorduras benéficas, como azeite, abacate, castanhas em geral e semente de linhaça; e fontes de cobre, como grãos integrais, feijões, nozes, cogumelos e folhas verde - escuras.

MICOSE DE UNHA

Problema - Trata-se de uma doença provocada pela proliferação exagerada de fungos que se alimentam da queratina, material que forma as unhas. O principal fator desencadeante é o desequilíbrio da flora intestinal, ocasionado pelo consumo excessivo de carboidratos simples e de alimentos e bebidas fermentados. Os sintomas são descolamento, espessamento, manchas e até deformação.

Solução - A primeira providência é restabelecer a flora com o uso de probióticos - iogurtes. É necessário, ainda, mudar hábitos alimentares, evitando carboitrados simples como : açúcar, mel, sorvetes, refrigerantes, chocolates, bolos, doces e pudins, e itens fermentados. Boa pedida é consumir chá de gengibre com frequência.

FONTE DE MATÉRIA:

Revista vivabeleza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nega Maluca Make Artistic / Fotos

Desde A Última Postagem...