Visagismo, beleza em harmonia



A proporção do rosto define qual tipo de maquiagem é melhor para você.

Muito tem se falado sobre visagismo. Mas afinal, o que é isso? Visagismo vem de "visage", que em francês quer dizer "rosto". O visagismo é o estudo das proporções do rosto, bem como das cores e suas temperatura, com a finalidade de oferecer soluções efetivas e adequadas a cada rosto, respeitando suas características e traços pessoais.

Geralmente, as pessoas recorrem ao visagismo na hora de trocarem de corte ou de coloração para os cabelos. Porém, com a maquiagem também podemos valorizar o rosto e suavizar formas, pois o visagismo também trata de cores. Ele tem como fundamento a base da fotografia: cores claras mostram e evidenciam, enquanto as escuras disfarçam e tiram o volume.

O rosto quadrado pede suavidade e movimento. Os cabelos com cachos ou ondulados são os mais indicados. Para a maquiagem, o blush deve se concentrar mais no topo das maçãs do rosto.

Vamos tratar aqui dos formatos de rosto mais comuns: oval, redondo, quadrado, triangular invertido e longo. Vamos lá?

Rosto oval:

No rosto oval, tudo é permitido, não porque é tido como o rosto perfeito, sem necessidade de "correções". É que o rosto oval é facilmente identificado pelo cérebro de uma maneira mais harmoniosa.

Rosto redondo:

Já no rosto redondo, em que a largura corresponde a mais de dois terços da altura, os cortes desestruturados com pontas e franjas são bem-vindos (fuja dos repicados nas laterais!). Com a maquiagem, poderemos afinar este formato de rosto, com o uso do blush (ou de um pó compacto mais escuro) de maneira correta, oferecendo uma falsa sombra onde não há.

Com um pincel adequado, aplique o blush das têmporas em direção aos cantos externos da boca, deixando o traço mais fino na parte de baixo da face. Não deixe marcado, esfumace bem! Caso tenha queixo duplo, aplique um pó compacto mais escuro nessa área para tirar o volume. As sobrancelhas devem estar bem arcadas para oferecerem ângulo onde não há.

Rosto quadrado:

O rosto quadrado pede suavidade e movimento. Os cabelos com cachos ou ondulados são os mais indicados. Para a maquiagem, o blush deve se concentrar mais no topo das maçãs do rosto, esfumando em direção às orelhas. Aplique também um pó compacto mais escuro na linha do maxilar inferior e junto à raiz dos cabelos. As sobrancelhas devem estar levemente arqueadas.

Rosto triangular:

O rosto com formato coração ou triângulo invertido pede um corte curto na linha entre o maxilar inferior e os ombros, dando volume nessa região. Na maquiagem, clareie bem o queixo, bem como as laterais do rosto. Escureça a testa próximo à raiz dos cabelos. O blush poderá ser aplicado apenas nas maçãs do rosto. As sobrancelhas devem ter seu PMA (ponto mais alto) da metade para fora.

No visagismo, a teoria das cores é de fundamental importância, pois cada pessoa tem uma cor pessoal, aquela com a qual fica mais bonita

Rosto longo:

No rosto longo, os cabelos curtos oferecem leveza e harmonia. Na maquiagem, clareie as laterais do rosto e escureça a linha do topo da testa, junto à raiz dos cabelos, bem como o queixo. Aplique o blush de dentro para fora do rosto. Lembre-se que não podemos tirar volume das laterais deste formato de rosto. As sobrancelhas finas são bem vindas.

No visagismo, a teoria das cores é de fundamental importância, pois cada pessoa tem uma cor pessoal, aquela com a qual fica mais bonita. Geralmente, as pessoas de pele clara ficam muito bem com cores frias (prata, roxo, azul-marinho, azul-petróleo, verde-escuro, verde-musgo etc.), enquanto as morenas e negras acertam quando usam cores quentes (dourado, amarelo, vermelho, laranja, pink, entre outras).

Lembre-se que quanto mais idade a pessoa tiver, mais suave a intensidade da cor deve ser. A teoria das cores também vale para peças de vestuário e acessórios!

Faça uso do visagismo e transforme-se em uma mulher ainda mais bonita!

Boa sorte!

Alexandre Krizek é maquiador e consultor de imagem, formado pela Make Up For Ever Academy e ITM, em Paris, e pela Make Up School, em Londres. É diretor do Instituto Krizek. Leia mais deste autor.

FONTE:
www.bolsademulher.com.br

Comentários

Rberta Lira Gomes disse…
Adddooooorrreeeeiiiiii as dicas sao muito úteis a qualquer mulher que se preocupe com a harmonia de seu visual.
Parabéns
Cristina Almeida disse…
Obrigada Roberta, espero tê-la sempre aqui visitando o meu blog e participando, se você ainda não está seguindo, te faço o convite para seguir, terei imenso plazer!
Beijos no coração

Postagens mais visitadas deste blog

Nega Maluca Make Artistic / Fotos

Desde A Última Postagem...