Beleza Humana

Ficheiro:Beauty. Kustodiev. 1915.jpg
Bom dia meninas!
Como nosso blog fala muito de make up, produtos que nos ajudam a realçar a beleza e etc, resolvi pesquisar um pouco mais sobre este assunto que muito nos enteressa, vou postar aqui partes de textos que li nesta minha pesquisa, isso muito vai nos ajudar a ampliar o nosso conhecimento sobre o assunto: BELEZA!





" Quando nos referimos a beleza humana, entram em jogo inúmeros fatores que normalmente não se aplicam a objetos ou eventos. A beleza é um conceito social, e frequentemente é resultado da intersecção de diversos fatores biológicos, sociais, climáticos, ambientais e históricos. Nos anos 90 houve uma massificação do corpo esbelto, induzindo muitas mulheres à anorexia. Atualmente, tenta-se desmontar o conceito através de normas que variam entre as nações. No Brasil já existe uma lei em vigor que regulamenta o peso mínimo das modelos com relação a padrões corporais.
Outro critério importante para a beleza humana é a simetria. Pesquisas recentes demonstram que rostos simétricos tendem a ser considerados mais belos que os assimétricos.
Além disso, mescla-se ao conceito de beleza corporal humana a sexualidade, quando a referência é o corpo físico (e não a beleza interior). Nesse caso, a presença decaracteres sexuais secundários mais marcantes elevam o nível de beleza da pessoa que os possui."





Simetria e beleza 
A beleza também está associada com o grau de simetria dos traços no rosto da pessoa. Apesar de nossa simetria bilateral, os lados do rosto humano são razoavelmente diferentes. Isso se deve a uma utilização maior dos músculos de um dos lados da face (do lado direito para os destros) e a pequenos acidentes, como cortes, pintas, manchas, rugas e diferenças na dentição que afetam de forma distinta os lados do rosto.
Traços comuns no rosto de bebês, como olhos grandes e lábios grossos, tendem a ser considerados atraentes no rosto de adultos (foto: Carin Araujo).
Outro fator que pode afetar o julgamento da beleza é a presença de traços infantis no rosto. Características comuns em bebês, como olhos grandes, lábios grossos e cílios longos, tendem a ser consideradas belas. A presença desses traços pode indicar uma jovialidade associada com a saúde do indivíduo. Faces com traços mais suaves e com olhos mais espaçados também são consideradas mais atraentes.

Em outro estudo, de 2002, a equipe de David Perret mostrou que as pessoas preferem rostos com características similares às de seus pais. Embora os traços juvenis sejam geralmente mais valorizados, pessoas cujos pais eram mais velhos durante a infância tendem a ser mais tolerantes com rostos com rugas e sinais de expressão.

O julgamento da beleza não é condicionado apenas por traços físicos: o estado de humor também influi, como mostra um estudo realizado pela equipe de Ben Jones, da Universidade de Aberdeen (Escócia), e publicado em 2006 na revistaProceedings of the Royal Society . Nessa pesquisa, fotos de homens sorridentes foram consideradas mais atraentes do que as de indivíduos sérios por mulheres. Indivíduos que aparentavam raiva ou medo foram considerados pouco atraentes pelas voluntárias desse estudo.

Esse estudo também concluiu que as mulheres tendem a preferir homens que outras mulheres consideram atraentes. Essa tendência também é observada entre animais: fêmeas de peixes e aves, por exemplo, tendem a se acasalar com machos que já procriaram anteriormente. Talvez esse mecanismo tenha se desenvolvido como uma forma garantir o sucesso reprodutivo das fêmeas.

Traços femininos e masculinos 
Um outro estudo trouxe resultados curiosos sobre a forma como as mulheres escolhem seus parceiros. Em pesquisa publicada na Nature em 1999, pesquisadores da Universidade de Saint Andrews comandados pelo psicólogo Ian Penton-Voak utilizaram programas de computador para adicionar atributos considerados femininos em fotos de rostos masculinos.
Um estudo da Universidade de Saint Andrews, na Escócia, pediu a voluntárias que classificassem fotos de rostos de homens às quais traços femininos foram acrescentados por computador. As imagens foram selecionadas do banco de dados www.faceresearch.org , do qual foram tiradas as fotos da montagem acima.
A avaliação das fotos indicou que as mulheres preferem homens com características faciais associadas com o sexo masculino (como rostos mais quadrados, sobrancelhas mais pesadas e retas e lábios mais finos) durante o período fértil de seu ciclo menstrual. Já em outros períodos, as mesmas mulheres tendem a considerar mais atraentes homens com rostos com características mais femininas.

Mulheres que estavam utilizando contraceptivos orais não apresentaram variações significativas em suas escolhas. As escolhas também variaram menos quando foi solicitado a essas mulheres que escolhessem um parceiro para um relacionamento duradouro. No conjunto, esses resultados confirmam pesquisas anteriores que mostram que o odor dos hormônios sexuais masculinos é desagradável para as mulheres, exceto durante o período em que elas estão férteis.

Há uma possível explicação evolutiva para a “indecisão” das voluntárias em relação ao tipo de traços mais atraentes nas fotos avaliadas. Por um lado, a escolha de homens com rostos mais femininos, que indicam uma personalidade mais gentil e cooperativa, permitiria transmitir às gerações futuras genes associados com o cuidado da prole. Já os parceiros com rostos mais masculinos e de aparência mais forte garantiriam aos filhos genes relacionados com uma melhor adaptação ao ambiente.

Aparência e julgamento 
Contudo, qualquer conclusão nesse campo deve ser encarada de forma cuidadosa. Devemos nos lembrar que o julgamento da beleza e a escolha de parceiros envolvem uma série imensa de fatores, que nem sempre são levados em conta nos estudos científicos. E não podemos desconsiderar os aspectos subjetivos e culturais da avaliação da beleza. O que parece belo para uma pessoa, sociedade ou época possivelmente será visto como pouco atraente em outro contexto.

A conclusão de tudo isso é que é fundamental não rotular os indivíduos por sua aparência. Por mais que a primeira impressão seja muitas vezes condicionada pelos traços físicos, os fatores fundamentais que determinarão se uma pessoa é atraente – como a sua inteligência, delicadeza e charme – só serão conhecidos após algum tempo de convivência.


Jerry Carvalho Borges Colunista da CH On-line
18/05/2007
FONTE DE MATÉRIA  WIKIPÉDIA
CONTEÚDO RETIRADO DA WIKIPÉDIA



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nega Maluca Make Artistic / Fotos

Desde A Última Postagem...