Dicas Para Prevenção E Tratamento De Varizes

O QUE SÃO VARIZES?

As varizes nada mais são que veias dilatadas tortuosas, de cor azulada, que geralmente aparecem nas pernas. Em alguns casos, as varizes incomodam apenas pelo problema estético, mas em muitos outros as pessoas também sentem cansaço e / ou dores nas pernas acompanhado por inchaço ou complicações mais sérias como sangramento ou ferida de difícil cicatrização.

O QUE A PESSOA COM VARIZES SENTE?

No geral, além do desconforto estético das varizes, as pessoas reclamam de inchaço ( edema ) na região do tornozelo e uma sensação constante de perna cansada e pesada. Isso costuma piorar no final do dia, principalmente depois de várias horas em pé ou sentado, e nos dias de calor. Nas mulheres, os sintomas muitas vezes pioram durante a menstruação ou durante a gravidez. Nos casos mais sérios, as pessoas podem reclamar também do formigamento nas pernas e pés.

PREVENÇÃO

Podemos reduzir a chance de aparecimento de varizes tendo uma vida mais saudável e ativa. Praticar exercícios regularmente ( por exemplo, caminhada de no mínimo 30 minutos três vezes por semana, natação, alongamento etc. ), evitar ficar muito tempo sentado ou parado em pé, usar diariamente meias elásticas e procurar tratamento médico o mais rápido possível são alguns cuidados que devemos tomar.

DICAS SAUDÁVEIS PARA QUEM TEM VARIZES

* Pratique um exercício físico
( faça caminhadas leves, natação ou alongamento três vezes por semana )

* Mantenha um peso saudável
( faça uma dieta balanceada com muitas fibras e pouca gordura )

* Evite o " intestino preso "
( faça uma dieta rica em fibras e beba cerca de 1,5 litro de líquidos ao dia )

* Evite ficar na mesma posição - parado ou sentado - por muito tempo
( por exemplo, faça pequenas caminhadas durante o dia )

* Durante as viagens ( por exemplo, de avião )
quando possível, movimente as pernas, ande, levante, abaixe os pés repetidamente, de tempos em tempos.

* Manter a batata da perna ( panturrilha ) em movimento pode ajudar a prevenir varizes.

VOCÊ SABIA?

A panturrilha é considerada o " segundo coração ", responsável por 70% de trabalho de retorno do sangue ao músculo cardíaco.
Trabalhar essa região pode evitar inchaços, varizes e trombose ( coágulo no vaso sanguíneo ). Por isso, é recomendado subir escadas, rampas, pedalar com a ponta dos pés e caminhar de forma ritmada.

FONTE DE MATÉRIA:
Panfleto da Nycomed
www.nycomed.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nega Maluca Make Artistic / Fotos

Desde A Última Postagem...