Significado da Indumentária da Noiva

VESTIDO DE NOIVA:


- A cor branca do vestido de noiva só foi popularizada no século XVII, no casamento da rainha Vitória.Ela lançou a moda que permanece até os dias atuais.Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia; a cor mais usada era o vermelho, representando o sangue novo para a continuidade das famílias.O branco acabou sendo o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza.


BUQUÊ:


- O buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau - olhado e, na sua confecção, era utilizado o alho.Muitas noivas hoje em dia, fazem dois buquês: o primeiro, usado na cerimônia e o segundo, lançado às amigas solteiras na festa.Diz a " lenda ", que aquela que pegá-lo, terá a sorte de ser a próxima a casar.


GRINALDA:


- A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados.
Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza.


VÉU:


- Hijab ( véu ), quer dizer, em árabe, " o que separa duas coisas ".O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida: a de senhora e esposa.


ALGUNS SIMBOLISMOS DO CASAMENTO


ALIANÇA:


- O termo aliança, ( bérith em hebraico ), possui o sentido de compromisso.O anel usado pelos casados tem a função da ambivalência de unir e, ao mesmo tempo, isolar.No plano esotérico, possui poderes mágicos.É o protetor simbólico da união.Colocar um anel no dedo significa aceitar o outro como um tesouro exclusivo.


ARROZ:


- Jogar arroz nos noivos é uma tradição antiga da China, usada há dois mil anos.Simboliza a fartura para a vida do casal  os grãos simbolizam a fertilidade.


NOIVA DO LADO ESQUERDO DO NOIVO:


- Durante a cerimônia de casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo.É uma tradição que surgiu na Idade Média: se algum homem tentasse " roubar " a futura esposa do noivo, este a defenderia com a  espada usando o braço direito para o combate.


NOIVO CARREGA A NOIVA NO COLO:


- Esta tradição é oriental.Acredita-se que os gênios ruins ( que atacam apenas as mulheres ) ficam a espera da noiva na porta do quarto de núpcias.O marido protege a esposa carregando-a, para evitar que ela " pise " em algo ruim.


LUA - DE - MEL:


- Teve sua origem com o povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova.Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para ter sorte.O costume também poderia ter surgido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivessem uma " vida doce ".


FONTE DE MATÉRIA:


Guia Festejar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nega Maluca Make Artistic / Fotos

Desde A Última Postagem...