Ponte da Saudade...

Ponte da Saudade / Foto Cristina Almeida
Essa é a Ponte da Saudade, foi reformada há pouco tempo, antes ela era azul, depois da reforma não pintaram, fica na Ilha de Paquetá, um bairro do Rio de Janeiro, quando você chega aqui pela primeira vez, a sensação é de que está entrando no passado, é um bairro pacato, que realmente te remete aos tempos já idos...Aqui não tem transito de carros, o meio de transporte comum é a bicicleta, triciclo, charrete e o trenzinho movido a trator que é o transporte de massa, rsrsrs...É o que leva mais gente, se for umas quarenta pessoas é muito!Acho eu.A Ilha de Paquetá já foi cenário da novela " A Moreninha ", inspirada no romance de Joaquim Manuel de Macedo, pitoresca, a ilha tem um " ar " romântico e inspirador para os poetas.Existem várias lendas, mas a que me impressionou foi a lenda desta ponte!
A lenda diz que os escravos trazidos para cá, antes ficavam de quarentena numa ilhota vizinha, depois é que eram trazidos para cá, e numa dessas levas de escravos, desembarcou aqui um escravo de nome João, ele fora separado de sua mulher e filho.João amava demais sua família, e todas as tardinhas depois do seu trabalho, João vinha para a ponte na esperança de ver algum barco chegando que trouxesse sua família para perto dele...Seu semblante triste era tão visivel que as pessoas começaram a chamá-lo de João Saudade, pois ele era a saudade em pessoa!
E todas as tardinhas João cumpria o ritual de ficar por horas à fio sentado na ponte a espera de algum barco, até que um dia uma luz brilhante muito forte levou João...Depois disso nunca mais João fora visto e os escravos que ficaram queriam também ir para a ponte na esperança de serem levados pela mesma luz brilhante que levou João Saudade.
Por causa dessa lenda, essa ponte ganhou esse nome: Ponte da Saudade, se um dia vocês tiverem a oportunidade de visitarem esta ilha, não deixem de passar por ela e lembrem-se desse nome:João Saudade, acho que no fundo todos nós temos um pouco de João Saudade dentro de nós!

Comentários

Looks Brechó disse…
Olá!
Parece ser um lugar bem bonito e bom pra se viver!

Gostaria de convidá-la para conhecer meu blog (Quadro Feminino)e participar dos sorteios:

http://quadrofeminino.com.br/?p=408
http://quadrofeminino.com.br/?p=372

Já estou te seguindo (Looks Brechó)
Bjim, Ci
http://quadrofeminino.com.br/
Dani`s disse…
Bonito seu espaço conseguiu prender a minha atenção para ler seus posts, já me tornei seguidora!Quer ganhar um conjunto com mais de 30 itens diversos? Com marcas como Victoria Secrets, De Chelles Lingerie, Natura & Avon é só me prestigiar com sua visita em meu espaço e concorrer!!!

http://www.danisnaweb.com
Beijos!
Cristina Almeida disse…
Obrigada Ci e Dani por gostarem e por seguirem meu blog, pode deixar que vou visitar e seguir teus blogues, ok?
Beijos no coração
Cris

Postagens mais visitadas deste blog

Nega Maluca Make Artistic / Fotos

Desde A Última Postagem...